quarta-feira, 7 de agosto de 2013

The Walking Dead

Um grupo de pessoas tentando sobreviver à qualquer custo em um mundo pós apocalíptico onde grande parte da população se transformou em zumbis sem nenhuma explicação - essa é a premissa de “The Walking Dead”, uma HQ publicada originalmente pela Image Comics a partir de 2003, criada e escrita por Robert Kirkman e o desenhista Tony Moore, substituído por Charlie Adlard a partir da edição numero 7, mas que continuou a desenhar as capas até a edição número 24. No Brasil a série é publicada em forma de encadernados pela HQM Editora. 

Capas da HQ por Tony Moore e Charlie Adlard

 Em minha opinião, os desenhos de Moore (esquerda), superam em detalhes e personalidade os de Adlard (direita), apesar de também ser um ótimo desenhista.

A história é centrada em Rick Grimes, vice xerife da pequena cidade de Cynthiana, no estado do Kentucky, que acorda de um coma após ser baleado em um tiroteio e percebe que o mundo já não é o mesmo de antes e está infestado de zumbis. Totalmente desnorteado, Rick sai em busca de sua família e de respostas para o que está acontecendo.

Trecho da HQ

Com o desenrolar da história, as personagens tornam-se mais desenvolvidas e complexas e suas personalidades são demonstradas e exploradas diante toda a tensão de um apocalipse zumbi, especialmente a de Rick. Colocando em jogo a natureza humana e os limites do que é certo e errado, agora que as estruturas da sociedade entraram em colapso.

Em 31 de outubro de 2010 foi lançada uma série de televisão que recebeu o mesmo nome, desenvolvida por Frank Darabont baseado na HQ de Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard, no canal de televisão a cabo AMC nos Estados Unidos. A série estreou internacionalmente durante a primeira semana de novembro de 2010, exibida na Fox International Channels.

Imagem promocional da série de televisão

A estreia mundial foi um sucesso e apesar de serem lançados apenas seis episódios para a primeira temporada, a AMC renovou a série para uma segunda temporada de treze episódios.
A série tem sido bem recebia e recebeu diversas indicações a prêmios, com a quarta temporada prevista para outubro de 2013 com trailer oficial lançado na Comic Com de San Diego.

Quem acompanha tanto a HQ quanto a série de televisão pode notar que existem diversas diferenças entre ambas, apesar de a trama ser a mesma a HQ é muito mais brutal e repugnante, tendo em vista que não existem as restrições que a TV tem que se submeter. Para os fãs mais ortodoxos isso pode ser um problema, pelo fato de não seguir a história original, porém em alguns casos estas diferenças podem ser benéficas como no caso de uma surpresa na história ou a inclusão de personagens novos, como os irmãos Daryl e Merle Dixon, caçadores e rastreadores especialistas que acrescentam e muito a qualidade da história.

Daryl (esquerda) e Merle Dixon (direita)

Fica aí a dica para quem gosta de zumbis. Uma excelente HQ e uma ótima série!

Classificação Zombiemood:
Somando HQ e seriado, The Walking Dead aborda de forma criativa e inovadora a temática de zumbis, aprofundando-se na natureza humana posta em prova em uma sociedade em colapso.








Para quem ficou curioso, segue o trailer oficial da quarta temporada.
(Aviso de spoilers para quem ainda não assistiu o restante da série)


Nenhum comentário:

Postar um comentário